terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O tempo e outras poéticas políticas


Este vai para os amigos do Projeto CriAção:


A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer”, já musicou Antunes. “A coisa mais antiga que existe nessa vida é o jovem aprendendo com o idoso”, isso sou eu quem diz. “A coisa mais gostosa e gratificante é jovem e idoso aprendendo junto”, isso quem diz são os idosos e os jovens que participam do Projeto CriAção.

Mais do que um grupo de jovens que resolveu fazer uma “boa ação”, o Projeto CriAção é um sacudir de poeira de um pessoal que resolveu olhar ao redor, pôr uma mão no coração e outra na consciência e perceber que o mundo não se resume só à faculdade, trabalho, família, amigos, namoro e festa.
Objetivamente, trata-se de um grupo de jovens que realiza trabalhos de educação, promoção da saúde, conscientização dos direitos, espiritualidade, atividades artísticas e lúdicas, entre outras, com um grupo de idosos da Comunidade Parque Jurema, tão afastada quanto acolhedora. Fugindo do assistencialismo social tão em voga hoje em dia, o grupo insiste em um acompanhamento continuado e realiza encontros na comunidade pelo menos uma vez ao mês. 

Pronto, a parte objetiva e necessária do artigo já foi feita. Se você acha que qualquer doçura é pieguice, pare a leitura por aqui. Agora falemos do que é subjetivo e belo, das impressões que temos ao entrar no Salão Paroquial da igrejinha da comunidade e iniciar mais uma troca de experiências. Sim, porque isso, apesar de jornalisticamente desnecessário, é o que aumenta a nossa obstinação em continuarmos. 

Como não sorrir ao lembrar a alegria em vê-los dançando na sessão de Capoterapia? E aquela timidez quase inabalável nas primeiras dinâmicas? E a revolta ao contarem de situações em que seus direitos foram desrespeitados? E a satisfação da Dona Ester ao nos ensinar a fazer seu famoso bolo de milho? E o orgulho que eles sentiam ao mostrar os artesanatos que faziam? E a Dona Francisquinha, ali é arretada! Lembram-se do Seu Alexandre tão entusiasmado no teclado que se esqueceu de lanchar? Vocês já perceberam que a Dona Deolinda observa a todos os outros com atenção científica? E que a Dona Francisca Braga senta sempre de pernas cruzadas e põe a mão no queixo, curva um pouco a coluna e olha sempre pra quem tá falando com um pequeno sorriso aberto, e que ela sempre faz questão de dizer que as reuniões são ótimas? Que a Dona Maria Sampaio e o marido parecem dois doidinhos? E que não há nada no mundo que se compare ao amor da Dona Ester e do Seu Alexandre?

Pois é, meus amigos, todos nós sabemos que a vida é corrida, e o dia só tem vinte e quatro horas, e segunda tem seminário, e hoje tem apresentação, e ontem foi aniversário da prima e eu cheguei tarde, e lá em casa tem uma pilha de louças pra lavar, e que se dane porque eu quero é dormir. Mas quando o cansaço e o desânimo chegam, e eu mesma já tive várias idas e vindas, talvez ajude a gente lembrar o que foi feito durante esse quase um ano: das amizades construídas, daquela perda irreparável e dos ganhos em sabedoria e serenidade. 

Ao infinito e além!!!

7 comentários:

  1. uma mistura de sais dissolvidas num liquido que saí de um ducto do meu corpo em situações especiais... acho que lacrimegei por aqui!
    acho que tá no curso certo agora viu! conseguiu transportar para as palavras coisas inexplicáveis... isso tem que ser lido por todos que fazem e hão de fazer o Projeto CriAção!

    ResponderExcluir
  2. Palavras que nos levam a refletir sobre várias atitudes cotidianas que temos....Nada melhor do que uma pessoa mais experiente para nos fazer entender o real sentido da vida...e como muitas vezes nos portar diante dela...Adorei o blog !

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, vc arrasou comigo aqui! Emocionei!
    O projeto CriAção é tudo isso aí e um pouco mais... Só vivenciando para entender!
    Lindo texto, amiga! Arrasou, arrasou, arrasou! Tá, meu bem?!

    ResponderExcluir
  4. fikei curiosa pra conhecer - para os curiosos faltou só vc dizer o dia q esse pessoal se encontra e onde exatamente... hehehe... quem sabe eu ñ dê uma voltinha por lá??
    ^^

    ResponderExcluir
  5. Gente, orbigada pelos elogios!
    E Vanessa, o projeto se reúne um sábado por mês pela manhã, no salão paroquial da Igreja São José, no Parque Jurema. Quando acontecer o de fevereiro, eu te aviso.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O melhor modo de te encontrares a ti mesmo é perderes-te servindo aos outros.
    (Mahatma Gandhi)
    Giii .. liiindo texto .. foi lá no fundo, nooossa .. já faz um aninho neah??? tempo bom!!!

    "Família Projeto CriAção"

    ResponderExcluir